terça-feira, outubro 10, 2006

Fogo

Muitas pessoas, ao longo dos tempos, se indagaram a cerca de uma coisa muito curiosa: o fogo.

Na verdade, quem inventou o fogo foi Lao-Tsé, na China Antiga. Ele supôs que, se você quer comer carne, ela ficaria mais macia se você a pintasse de vermelho, por causa das propriedades cinéticas dessa cor.

“Fogo” vem do mandarim “Fo Go”, que significa “pintar de vermelho”. Lao-Tsé teve muitos discípulos, que formaram um clã chamado de Yn Cendji-Ariu.

Mais tare, a sua idéia foi aprimorada por um rico mercador hebreu que atendia pelo nome de Euclides.

Euclides, um modesto e humilde hebreu, estava um dia a devanear enquanto assistia a um jogo da copa. O time que ganhava era o Botafogo. Logicamente o uniforme do time era vermelho. Mas, algo especial ocorreu a Euclides! Ele percebeu que os jogadores estavam em movimento, cada qual com sua aceleração a.

Aquela movimentação vermelho-difusa propiciou a Euclides uma espantosa idéia.

Por que não pintar as coisas de vermelho movimentante?!

Sim, seria uma boa, e tudo ficaria mais bonito.

Euclides então percorreu por toda a floresta à procura de um pigmento vermelho-movimentante. Por fim ele achou alguns gravetos bem vermelhos, um vermelho brilhante! Euclides logo tratou de pegá-los todos.
Porém! Aquilo não eram gravetos vermelhos coisa nenhuma! Aquilo era nada mais nada menos do que ferro em brasa que algum engraçadinho deixara ali no dia anterior para fazer traquinagens com os transeuntes.

Então, logo que Euclides pegou o ferro em brasa, sua mão pegou fogo! Ele ficou tão feliz por ter achado um fogo movimentante que saiu espalhando tal fogo pela floresta.

20 segundos depois toda a cidade estava em chamas. Os habitantes da cidade ficaram tão felizes com Euclides que ele recebeu o amigável e honroso título de “Nero”, que vem do sânscrito “Ne Ro”, que significa “aquele que traz a beleza vermelha”.

Mas ninguém nunca soube desse fato, porque todos morreram queimados e não sobrou ninguém para contar a história. Isso só foi descoberto recentemente quando os historiadores acharam a caixa preta da cidade e viram que tudo isso estava registrado.