quarta-feira, maio 02, 2007

Perpetuum Mobile

Desde a época da velha antiquada antiga avelhentada arcaica desusada obsoleta pobre antiqüíssima antiquada Grécia Antiga os filósofos, sendo esses últimos meramente desempregados, inventavam muitas coisas. Uma dessas coisas foi o PM (Perpetuum Mobile), como eles chamavam.

O primeiro a desenvolver essa ciência das maquinas continuantes foi Robert B. Boyle. Lembrando aos menos estudiosos em química que Boyle foi o primeiro cientista a descobrir que a água entra em ebulição a 100ºC e por isso chamamos esse efeito de Boiling, em inglês é claro.

Robert Bruce Boyle fez uma maquina de movimento continuo de maneira muito engenhosa e elegante. Porem, por causa de um desastre houve um terremoto e ele a soterrou, assim, para sempre, mas como dizia com bom humor Boyle:

“Ela realmente funcionava, um dia consegui fazer uma geladeira funcionar por mais de 3 mil anos usando apenas 2 litros de água!!! Se eu não tivesse perdido o projeto poderia fazer muitas outras”

E a multidão em um suspiro lamentável deu a Boyle o premio Nobel da Paz, não se sabe o motivo disso até hoje, mas pensa-se que era por que ele era um cara muito legal e merecia assim ganhar esse premio.

Mais de mil anos depois surge Maxwell um filosofo Holandês que conseguiu inventar uma maquina de movimento continuo a prova de soterramento. Para isso ele criou um animal, em laboratório, geneticamente modificado, que come a terra dos terremotos, reutilizando as motos para o moto perpetum, impossibilitando assim que a maquina seja soterrada. Esse animal foi conhecido como “O Demônio de Maxwell” pois ele era vermelho e tinha garras.

Logicamente tal demônio comeu a Maxwell e a sua maquina. Ficando assim perdido para sempre tal maquina genial.

Porem todos acreditam ser possível a construção de tais maquinas, porem Deus não permite isso e mata assim seus criadores e destrói suas maquinas.

Uma comunidade de Ateus criou uma sociedade chamada “Sociedade dos Ateus felizes”, eles de nada entram nessa historia, mas acho que vale a pena comentar tal sociedade, pois eles distribuem bolinhos de polvilho muito gostosos, vale a pena conferir.

Mais alguns milhões de anos depois surge do nada Richard Feynman, um tenista muito esperto que criou a primeira maquina de movimento continuo indestrutível.

Feynman com uma raquete que vibrava em dissonância fez assim a maquina. E isso era uma coisa muito bonita, e em homenagem ao seu filho Bronw, esse experimento foi conhecido como “Feynman's Brownian ratchet”.

Esse experimento de nada tem haver com o PM, porem possibilita saques de altas velocidades, e é usado para acelerar partículas em Fermilab.

Mais alguns séculos depois surge Albert Einstein com o seu Elevador de Lasers (Laser Elevator). Dizia ele que massa era energia e energia era massa e vice-versa. Assim poderíamos transformar massa em energia e energia em massa e vice-versa.

Com isso Albert abriu um restaurante italiano em que vendia pizzas muito gostosas. Com a energia elétrica ele fazia a massa da pizza e em seu jardim pegava os tomates. Como morava no segundo andar ele também construiu um elevador.

Isso, também, de nada também haver com o PM, porem é um ótimo lugar para se ir aos finais de semana, já que a comida é muito boa, o lugar é agradável e o preço acessível. Vale a pena conferir.

Alguns milênios depois surge Villard de Honnecourt, para quem não se lembra ele é o inventor do martelo e da roda, e isso o concebeu o premio Nobel de física em 1453.

Como ninguém nunca nem ouviu falar dele não vale a pena continuar, porem, para os leitores mais astuciosos deixamos, sem provas, que ele realmente inventou uma maquina de movimento continuo que realmente funcionava, e como não era conhecido por ninguém, Deus não o matou por também não o conhecer. Tal maquina hoje em dia está em uma rua em Paris exposta a chuva e neve, jogada em algum cantinho estrategicamente colocado em algum lugar.

Em um outro lugar do mundo, Bhāskara II, filho de Bhāskara I, também criou uma maquina de PM.

Consistia de uma roda. Basicamente apenas isso. Não sabemos ao certo pois BII nunca escreveu nada em pele de carneiro, por apenas dispor de peles de ovelhas. E novamente mais uma bela maquina de PM foi-se perdida pela historia.

Com isso os físicos criam uma lei, conhecida como “A Segunda lei da Termodinâmica” que é enunciada sem Copyright a seguir:

“Deus não permite a construção de Perpetuum Mobiles, aquele a quem desafiar Deus e tentar construir tais maquinas será deixado apenas a punição no fogo do inferno, e que o Demônio de Maxwell coma a você e a todos os seus antepassados!”