segunda-feira, outubro 09, 2006

Com quantos paus se faz uma canoa

Uma das perguntas mais curiosas dos 11 universos é “com quantos paus se faz uma canoa”. Esse foi um problema proposto na Grécia Antiga, por Carlos Drummond.
Num momento de devaneio, enquanto ele pescava sardinhas na lagoa com seu harpoon, ele de repente olhou fixamente para a sua canoa e fez o seguinte postulado:

“A soma das áreas das madeiras de minha canoa é igual à derivada da equação do espaço-tempo. Se a massa do ar em volta da canoa é de 1kg por metro cúbico, calcule quantos paus foram necessários para fabricar minha canoa.”

Carlos Drummond, então, passou a oferecer sardinhas pra quem conseguisse responder tal enigma. Não se sabe o porquê disso até hoje, mas ninguém estava interessado. Carlos então se matou tomando água, veneno esse muito forte que o matou antes de ele pensar em beber.

Com o passar dos anos, seu enigma foi virando ameaça. Os pais diziam para os filhos:


“Você tem que beber mais água, só pensa em refrigerante!! Se você não parar com refrigerante, eu vou te levar no Drummond pra ele te dar água e ele vai te mostrar com quantos paus se faz uma canoa”.

Nos dias de hoje, muitos ainda acham que esse enigma é uma mera ameaça sem solução. Até hoje, ninguém achou resposta para tal problema.

Mas!! Na edição de julho de 2003, a revista “Mathematicians & Unsolved Problems” propôs uma simples solução para esse problema, denominado “O Paradoxo da Canoa”.


Espantosamente, um acadêmico de matemática chamado Carl Baptiste Doppler. Consistia de uma resolução muito simples:

“Se considerarmos uma canoa pequena, logo essa canoa terá muitos átomos, porque os átomos estarão fazendo força e comprimindo a canoa. No caso de uma canoa maior, haverá menos átomos, porque ela está expandida uma vez que não há átomos suficientes para comprimi-la com força centrípeta. O que faz com que o número de paus da canoa seja constante independente de seu tamanho. Tal constante deverá ser chamada de Pi, que significa “Paus Inconstantes”, que é aproximadamente 3. logo, toda e qualquer canoa possui 3 paus de diferentes amplitudes”


Carl Baptiste Doppler ganhou o prêmio Nobel da Paz e se enforcou em sua medalha logo que saiu do Congresso Nobel.