terça-feira, outubro 24, 2006

Depressão

Esse artigo foi escrito por Jean Isaac Rossow em 1971 e trata sobre uma doença recente chamada Depressão.

O artigo foi escrito primordialmente na revista “Science of the Brain” e 15 anos depois Rossow o reescreveu em forma de livro com cujo qual ganhou a medalha de Hastler, um dos prêmios mais honrosos que um literário pode ganhar na Rússia.


"Ao contrario do que muitos pensam a Depressão não é uma doença!
Ela é causada por uma disfunção hormonal. Estudos feitos sistematicamente revelaram que o hormônio Mesotartapurum, até então não descoberto, é secretado pela glândula hipófise.

Essa glândula gerou por décadas uma controvérsia entre os cientistas.
Muitos pensam que ela não tem utilidade aparente e outros pensam, erroneamente, que ela é a glândula mestra, que comanda todas as outras glândulas, o que é claro algo inverídico.

A glândula hipófise tem como principal função secretar pequenas e imperceptíveis quantidades de substancias no cérebro. Substancias essas denominadas hormônios.

A glândula hipófise é controlada por uma area do cérebro denominada parasintetica-mesopoidal. Uma pequena area de menos de 1 milímetro quadrado. Recentemente descoberta.

O sistema glandular e o nervoso são dois sistemas completamente diferentes e interdependentes. O sistema nervoso atua de forma rápida e praticamente instantânea. Já o sistema glandular atua de forma lenta e demorada.

Porem, eles tem uma ligação mutua entre si. O sistema nervoso pode controlar a glândula hipófise e esta, por conseguinte, controla as demais glândulas. Porem. Existe um hormônio secretado pela hipófise que controla parte do sistema nervoso.

Assim se estabelece essa relação mutua interdependente. O sistema nervoso controla as glândulas e as glândulas o sistema nervoso.

Agora falemos mais da Depressão em si. Como ela é causada.

O hormônio Mesotartapurum é secretado e atua diretamente no sistema nervoso. Fazendo com que este aumente sua sensibilidade para coisas emocionais. Funciona como um estimulo amplificador.

A sua ação está restrita ao cérebro, assim, não atuando em outras partes do corpo.

Uma vez instalada no cérebro ela atua na parte posterior esquerda do cérebro, area essa responsável pelos sentimentos.

Esse hormônio, por ser capaz de controlar o sistema nervoso, acaba fazendo com que as sinapses nervosas entrem em colapso mutuo desigual, gerando uma serie de pulsos desordenados e caóticos.

O cérebro, como um todo, tenta interpretar esses pulsos caóticos e não consegue e acaba causando uma serie de oscilações denominada “Oscilações de Brans”.

Essas oscilações causam picos de consciência e desconsciência. Assim o individuo fica fora de si e não consegue mais controlar seus atos e pensamentos.

Na maioria dos casos as pessoas ficam triste e infelizes, pois essas sensação são as menos usuais, mas existe casos de pacientes depressivos que ficam super felizes, agitados e de bem estar, porem, tais casos não eram tratados propriamente como depressão e eram ligados a outros estímulos, o que é inverídico."