segunda-feira, outubro 09, 2006

O Tempo

Já na esquecida e velha Grécia antiga os pensadores da época já pensavam em viajar no tempo.

O primeiro homem a viajar no tempo foi Confúcio.

Confúcio, um dia enquanto estava a caminhar por sobre uma estrada percebeu que ele não estava apenas caminhando pela estrada, estava caminhando pela vida, no seu próprio ritmo, o que ele posteriormente chamou de tempo.

Usando um método análogo ao método de andar por sobre a estrada, Confúcio criou o método de andar no tempo. Que consistia em duas partes, a Parte 1 e a Parte 2, para simplicidade chamá-la-emos de P1 e P2, respectivamente.

P1
Cria-se botas especificas para andar no tempo. Essas botas se distinguem das botas comuns, pois as botas comum apenas caminham por sobre estradas, já essa bota especifica caminham por sobre o tempo.

P2
Usa-se as botas.


Estava estabelecido todo o pensamento do tempo. Confúcio fez algumas observações que causaram grande confusão em todos os filósofos da época.


“Se eu andar no tempo para o passado, eu estarei mudando o meu próprio passado, o que poderia causar grandes transtornos para mim, mas a questão não é essa.
Suponha que eu não tenha criado botas para andar no tempo. Se eu, pelo menos pensar em criar eu já estarei mudando o tempo. Pois a noção do tempo ‘Agora’ que temos é falha. Apenas em pensar em mudar o tempo mudaria o tempo, já que, como vemos, eu tenho a possibilidade de andar no tempo.
Porem existe mais coisas a pensar sobre o assunto. Se eu penso em mudar o tempo eu estaria mudando o tempo, mas ao mudar o tempo será que eu ainda vou pensar em mudar o tempo?!
Isso consiste no seguinte. É impossível viajar no tempo. Já que se eu apenas querer viajar no tempo eu posso estar mudando o fato deu viajar no tempo.
Isso demonstra que o homem nunca será capaz de viajar no tempo.”


Interpretações mais radicais acerca do discurso de Confúcio são feitas por todas as partes do mundo. Os pensadores chamavam essa arte de pensar nessas confusões acerca do tempo de Confucionismo.

É então estabelecido 3 postulados básicos sobre o tempo.

Primeiro postulado
O tempo não pode ser mudado

Segundo postulado
Se por acaso o tempo for mudado, ele mesmo assim não poderá ser mudado

Terceiro postulado
Se alguém quiser mudar o tempo, esse alguém nunca será capaz de faze-lo, de acordo com o primeiro e segundo postulado


Confúcio deixou esses postulados sem prova e apenas 3 mil anos depois Stephen W. Hawking o provou com o seguinte paradoxo.


“O tempo não é uma constante, entenda-se tempo aqui como uma variável que assume todos os valores ao mesmo tempo. Se temos uma coordenada (x,y,z,t) esse t não é um valor propriamente dito, o t são todos os valores possíveis.
Assim, mudar um evento no tempo mudaria todos os eventos, inclusive o próprio evento que se mudou, mas como mudar um evento se ele se mudará apos mudarmos ele?
Isso decorre pelo fato de coordenadas espaço-temporais terem uma forma de equação diferencial e recursiva ao mesmo tempo, pois um evento depende do evento anterior e do próximo evento e da taxa de variação dos eventos.”


Hawking ficou famoso por discursar essas palavras em um congresso de física. Tomou algumas cervejas com os amigos e voltou para casa dirigindo, porem, houve um acidente de carro e ele ficou tetraplégico.

Stephen lamenta por anos.

Quem me dera não ter provado a impossibilidade de voltar no tempo”